domingo, 27 de novembro de 2016

O POSICIONAMENTO POLÍTICO DA MÍDIA


Gabriella Silva Pereira
Igor Silva Lima Mota
Leandro Cardoso Klein Filho
Mailson dos Santos Oliveira
Paola Siqueira Cabral
Simoni Carol Carluci da Silva

RESUMO

Ao longo dos anos, o povo tem lutado para conquistar diversos direitos e entre os já adquiridos, temos a liberdade de expressão que nos permite expor o que pensamos, dar a opinião pessoal sobre qualquer assunto, respeitando os direitos humanos.
As informações trazidas pela mídia são de suma importância para atribuir conhecimento ao povo, que descobre através da TV, rádio, revistas, jornais e afins, quem está sendo investigado por corrupção, quem lavou dinheiro publico, em época de eleição, quem é e quais as propostas de governo de determinado candidato, entre outros.


ABSTRACT

Over the years, the people have struggled to conquer various rights and among those already acquired, we have the freedom of expression that allows us to expose what we think, give personal opinion on any subject, respecting human rights.

The information brought by the media is of utmost importance to attribute knowledge to the people, who discovers through TV, radio, magazines, newspapers and the like, who is being investigated for corruption, who has laundered public money, in election time, who is and what The government proposals of a certain candidate, among others.

PALAVRAS-CHAVE : Política, mídia, globalização, imprensa e comunicação.

INTRODUÇÃO

Para a mídia, essa situação é mais delicada por conta da influência que a imprensa tem sobre cada pessoa. Se tratando de política, o cuidado deve ser ainda maior, afinal o tema é delicado e afeta diretamente o direcionamento da nação e todos os que nele estão envolvidos. Como o tema sempre trata de pelo menos duas partes divergentes, é importante não manifestar preferência, defendendo uma parte e acusando outra. Na verdade, a mídia deve apenas relatar os fatos sem expressas opinião, tendo em vista que seu alcance poderá afetar aqueles que acompanharem  podendo causar desaprovação, mudança de opinião, etc.

No Brasil, a apresentadora de telejornal Rachel Sherazade é conhecida por, no programa que apresenta, expor sua personalidade forte e opinião, o que gera polêmica e divide o público que em sua grande maioria concorda com o que pensa a apresentadora.

Este artigo que trata sobre o posicionamento político da mídia será dividido em cinco tópicos para melhor organizar as ideias e facilitar o entendimento .

O primeiro deles é “política nas redes sociais: prós e contras” que como já diz o título, fala da presença da politica no mundo cibernético, no que a internet atrapalha e quais seus benefícios neste meio.

O segundo tópico traz como tema “A política beneficiada pela mídia ”, esse tema mostra um pouco dos meios midiáticos mais utilizados e como a política está ligada à mídia.

O terceiro tema é “A mídia e seu poder sobre o povo”, o tópico explica como a mídia tem um grande poder sobre as pessoas principalmente nos últimos anos em que estamos vivendo uma crise política e econômica. As emissoras de TV e de rádio continuam sendo os principais meios de comunicação com grande influência sobre as escolhas das pessoas.

No quarto tópico “Mídia X Política”  será explicada a necessidade de haver uma união alicerçada entre política e media de modo a valorizar a sociedade, que também precisa conhecer a tecnologia e estar atenta no que vê, ouve e fala, para que possa cobrar de maneira efetiva o poder público. Os meios de comunicação estão dispostos a desarmar qualquer um, só é preciso saber usar de forma correta.

No quinto e último tópico “Mídia x Globalização”, temos acesso às informações que nos explicam que diferente do que pensamos, informação e comunicação são conceitos diferentes. A comunicação suporta a informação, mas o inverso não acontece. Ou seja, pode haver comunicação sem troca de informações, mas a troca de informações leva a entender que houve uma comunicação.
Com a globalização, cada vez mais podemos falar á grandes distâncias e em menor espaço de tempo. Um japonês consegue facilmente conversar com um americano pela internet, atrás de e-mails ou chats. Antigamente, isso seria muito difícil, mas hoje em dia tudo é mais fácil. Comunicar-se tornou-se mais simples.

TÓPICO 1: POLÍTICA NAS REDES SOCIAIS: PRÓS E CONTRAS

As redes sociais são a forma mais rápida e prática de comunicação, e como o mundo está a cada dia mais adepto as mudanças, já era de se esperar que os sites de relacionamento se tornassem uma arma política.

Podemos ver a influência das redes sociais quando as pessoas não tem tempo ou não se interessam por assistir TV, ler jornal e muito menos ouvir programas de rádio, porém, estão sempre conectadas no facebook, whatsapp, twitter, instagram e etc., seja em casa, no ambiente de trabalho ou na rua. Assim, é fácil demais para o político comunicar-se com a população para apresentar projetos, debater com outros políticos ou interagir diretamente com o público, respondendo perguntas. Esta última parte é um pouco delicada, pois como a internet é um espaço aberto, qualquer pessoa pode ter acesso e comentar, atacar ou criar uma situação de “saia justa”, utilizando até mesmo perfis fakes que raramente tem sua identidade verdadeira revelada, dificultando assim a solução para possíveis crimes cibernéticos.

Esse tipo de mídia social é de certa forma imparcial no sentido de que seus criadores, diretores e editores, não estabelecem ao site ou aplicativo determinada posição politica, o que tecnicamente os torna um “campo neutro”. Entretanto, as pessoas que os utilizam podem exercer o mesmo papel manipulador que qualquer outro tipo de imprensa, o que em certos casos é positivo pra uns e negativo pra outros.

Existem várias formas de ocorrer a interação político-público, podemos tomar como exemplo as chamadas lives, que são gravações feitas ao vivo, através do facebook, ou até mesmo as divulgações de suas campanhas feitas nas ruas das cidades, que podem ser vistas no YouTube. Além dessas formas mais serias de campanha, existem os discursos e paródias, o que se torna algo mais humorístico, se tornando também um artifício usado por muitos políticos brasileiros.


TÓPICO 2: A POLÍTICA BENEFICIADA PELA MÍDIA

A sociedade vive de teoria, onde é comum vermos manifestações de caráter comunicativo e informativo da mídia. Se a tecnologia prática está instalada, automaticamente se insere a teoria, mesmo que não seja possível observarmos detalhadamente.

A teoria e a prática estão ligadas uma a outra e não podem se separar, tornando assim tudo teorizável. No espaço político são visíveis as diversas formas de teorias, que são explicitas nas manifestações de discursos públicos e nas ações dos políticos, onde utiliza-se as novas tecnologias de informação.

A internet é o meio de informação mais utilizado para expor ações, o governo eletrônico compartilha suas ações públicas por meio dos portais e sites.

Para que as instituições do estado e o cidadão tivessem uma relação mais acessível de uma forma mais transparente com a tecnologia, o governo implantou computadores nas dependências estatais. Isso facilitou para que o governo pudesse controlar o aparelho burocrático, influenciando e satisfazendo o campo social, gerando melhoras na fiscalização e assim dificultando a corrupção.

Com esse novo sistema é visível um avanço na eficiência e na transparência do processo de gastos do governo, onde houve casos de eliminação de setores governamentais.

O objetivo desse programa no Brasil, é fazer com que o poder publico e o cidadão se aproximem, mas o governo eletrônico acaba tornando isso muito utópico,  pois compartilhar no site apenas o que interessa o próprio governo, tornando inexistente o objetivo de total transparência nas ações governamentais.

Mesmo com essa facilidade que a internet oferece, nem todos tem a oportunidade de ter acesso a ela, muito diferente da mídia televisiva,  pois boa parte da população tem acesso a ela, facilitando as campanhas políticas, seja no ano eleitoral ou apenas para que um determinado politico possa mostrar suas obras e eventos que estão em desenvolvimento. O rádio foi o primeiro meio midiático no início do século XX, nessa época chegou a ser considerado um símbolo político, mas passou a ser segunda opção da mídia após o surgimento da televisão.

Apesar da internet ser muito utilizada, em termos de acesso fácil, a televisão ainda mantém o seu primeiro lugar no ranking. A mídia classifica a televisão como sendo "100% Brasil e 100% grátis". Mesmo quem não tem um televisor em casa ou TV por assinatura, acaba pagando uma taxa de publicidade que é incluída ao comprar um produto. Não adianta desligar ou vender o aparelho televisor, o correto é reivindicar por uma melhor qualidade de programação e assim ter o retorno do valor que foi pago. Os programas eleitorais estão inclusos por que são denominados como propagadas eleitorais gratuitas.

Atualmente é necessário que um político saiba usar todos os meios que estejam disponíveis pra conseguir expor de uma melhor forma suas propostas, afinal se essas propostas não forem bem expostas, ele pode ser desclassificado da disputa pelo cargo público.

Um método que está sendo utilizado para facilitar a adesão do candidato na área política é que ele se torne ou já seja uma celebridade, atores ou apresentadores por exemplo. Ser popular com certeza ajuda na imagem daquele político que quer ser votado, pois dependendo do personagem faz os cidadãos terem uma visão de que ele é o "bonzinho" e isso acaba marcando a mente e influenciando na decisão de muitos eleitores que elegem celebridades por acreditarem que a tal celebridade vai solucionar com rapidez e custo direto os problemas do seu bairro.

Com a televisão o eleitor pode reconhecer o seu candidato e não basta ele ter apenas um bom discurso, precisa ser bonito, bem arrumado, com uma aparência que chame a atenção do eleitor, na mídia televisiva a aparecia é importante.

Não se pode mudar o fato de que na vida política contemporânea a mídia é um fator central, os políticos que não utilizam a mídia são pouco votados, pois é a mídia que os torna reconhecidos. É evidente que a política não consegue se desligar da mídia, o crescimento da política fez com que ela se torna-se dependente dos meios midiáticos para desenvolver campanhas, são esses meios que levam a imagem, fala e propostas dos candidatos até os eleitores, mostrando se o político é capacitado ou não para exercer determinada função no cargo público. Nas ultimas décadas é visível o avanço das técnicas publicitárias nas disputas eleitorais.

Considera-se que tecnologia é um instrumento poderoso para a população usar a favor de uma política sem falhas. Também é necessário que a sociedade se disponibilize e se interesse em fiscalizar, é preciso organizar a democracia de uma forma mais efetiva diante do estado, pois não adianta receber informações e não saber usá-las em próprio benefício social.

Enfim, é necessário a união entre a política e a mídia, valorizando a sociedade que precisa da tecnologia para está informada e poder cobrar de forma efetiva o poder público que representa a sociedade e devem lutar pelo que interessa a maioria.

TÓPICO 3: A MIDIA E SEU PODER SOBRE O POVO

O meio cibernético tem se configurando como uma possante ferramenta formuladora e criadora de ideias, sapiência, normas, valores e particularidades utilizando-se de habilidades astuciosos, a mídia, na maioria das vezes, não troca informações, mas se torna unidirecional sua mensagem para o interlocutor, fazendo com que a coletividade, ou seja, que os milhões de internautas avistem o mundo por seu olhar e seus caminhos. Este estudo tem como o propósito de analisar e refletir sobre o poder da mídia em atuar na construção de formas de ser e agir dos humanos, bem como a sua influência nas interações relacionais na sociedade. A mídia ajuda as pessoas também a tirar dúvidas sobre determinado político, se estamos em duvida de qual escolhe-lo, um escândalo ou uma ação social apresentada na mídia pode nos ajudar a decidir qual a melhor escolha a fazer .

Ultimamente as pessoas sobrevivem sobre o clima tenso da crise política brasileira e a mídia por sua vez faz o papel de protagonista que tem o poder de fundir as notícias de maneira tendenciosa e sensacionalista.

As pessoas cada vez mais conectadas aos vários meios de comunicação que nos atingem em uma fração de segundos.

Durante muito tempo as pessoas tem essa consciência; sabemos o poder da mídia na política, priorizando os que têm poder e dinheiro serão o mais beneficiados. Podemos citar o exemplo da última eleição para prefeito da capital baiana onde ACM neto tem a mídia ao seu favor e dispor. A influência da mídia no cotidiano das pessoas  é avassaladora muitos são manipulados diariamente, e ficam passivos diante dos fatos onde deveriam exercer o nosso direito à democracia de forma pacífica.

Temos noção da importância da mídia entretanto ela deveria ser mais apurada e elaborada de forma que todos os que têm acesso para assimilar a notícia que está sendo veiculada de forma clara e ampla e assim construindo pensamento crítico.

TÓPICO 4: MÍDIA X POLÍTICA

A sociedade contemporânea convive com uma grande quantidade e variedade de meios de comunicação, que manejam em produzem o número de informações, notícias, opiniões e análises.

A mídia desde o surgimento da imprensa, até hoje, com todos os projetos tecnológicos, com tudo que fez a comunicação se tornar cada vez mais abrangente foi parte de um projeto de dominação de classes e estratificações sociais, contudo a mídia foi se tornando uma importantíssima ferramenta.

Na criação da grande imprensa do Brasil eles se deram conta do poder, hoje absolutamente deliberado a comunicação, as grandes corporações acreditam com um boa dose de razão que tem condição de governar um país, influir em políticas públicas, fazer com que o povo vote como eles querem etc. Esse poder da mídia na política por exemplo: numa reportagem de TV no candidato pede volta com sua imagem totalmente rica, Já o outro candidato pede voto em praça pública, onde é notório ver que leva vantagem aquele que melhor se mostrar, neste caso o candidato “rico”, pois a mídia tem a obrigação de não expor ao espectador o lado ruim ou mais “pobre”. Com isso a mídia tem muito sucesso nos momentos de surpresas de catalisar sentimentos e situações que comove a população, porém a Internet contradiz isso, com a Internet é possível ter a liberdade de expressão, desde o período da ditadura, em períodos sem democracia não existia liberdade de expressão.

Antes da internet existir os períodos de democracia funcionava da seguinte maneira: a expressão e essa liberdade de expressão se dava através da intermediação nos veículos de comunicação, como o jornal impresso, o rádio ou a televisão que impede do dono, seja ele de uma grande empresa ou sindicato dos trabalhadores, então a forma de expressar livremente, um pensamento individual ou um pensamento coletivo se dava através de uma intermediação de uma ferramenta tecnológica chamada maxmídia (ferramenta comunicativa da era industrial).

Com o surgimento da Internet, pela primeira vez a comunicação do público se tornou “livre”, pois era possível a comunicação do público, dos editores ou do público e das empresas de comunicação é a mesma, portanto se estabelece uma nova visão de liberdade de expressão, onde a expressão dos indivíduos, sem a intermediação de um jornalista ou sem a intermediação de uma empresa de comunicação ela pode ser colocada ou postada na Internet.

TÓPICO 5: MÍDIA X GLOBALIZAÇÃO

Com grande desenvolvimento mundial, a globalização não consegue chegar a todos, pois as diferenças de classe e de poderes atrapalham para o  avanço de um mundo globalizado.
Em um documentário de Milton Santos ele afirma: “ o que o planeta vive hoje é o que o homem deixou de ser o centro do mundo, centro do mundo hoje é o dinheiro”. Mas o dinheiro em estado puro só é o centro do mundo por causa dessa geopolítica que se implantou proposta pelos economistas impostos pela mídia.

No mundo existem seis empresas que controlam 90% do mercado de mídia mundial, levando informações e impróprias que não mostra o outro lado do mundo, o “mundo não globalizado”.

A mídia tem o poder de intermediação que talvez não se possa dizer que é inocente, mas não parte dela ou não é dela o poder. O poder é de um pequeno número de agências internacionais da informação estreitamente ligadas ao mundo da produção material, ao mundo de finanças que controla de maneira extremamente eficaz a interpretação do que está se passando no mundo e de uma forma que se torna a clara quando pegamos os jornais e vemos a repetição de quase tudo: as mesmas fotos, as mesmas notícias, as mesmas idéias, os mesmos debates que indicam que alguma coisa está por trás disso tudo.

No processo de globalização a mídia é essencial,  pois a base da globalização é a Comunicação e o Transporte, sabendo disso a população acaba se beneficiando em alguma coisa. Graças a tecnologia de comunicação é possível passar para o consumidor o produto a venda, que junto ao transporte o produto chega nas mãos do comprador que pode estar do outro lado do mundo. A mídia hoje favorece os comerciários e grande empresas, pois com sua facilidade de acesso e com o poder de transformação da imagem do produto, se torna mais fácil a rotatividade do comércio, que acaba influenciando na globalização.

CONCLUSÃO

É visível que a mídia beneficia de forma grandiosa a política e ela acaba recebendo algo por isso, ela mostra o que agrada o governo e cresce o olho do cidadão fazendo com que ele se agrade e ache que aquilo é o melhor para ele, mas por trás de tudo isso tem uma corrupção enorme, onde a classe mais beneficiada é aquela que já tem tudo o que precisa e a classe que necessita de mais atenção a cada dia é iludida e se prejudica mais. A forma que a mídia trás as informações muitas vezes é errada e esse erro prejudica muito a sociedade, que diversas vezes escolhe a opção menos favorável. Muitos políticos prometem coisas grandiosas e a mídia influência essas promessas, fazendo com que a população fique encantada com essas promessas e vote num certo candidato por achar que ele vai cumprir tudo o que prometeu. A sociedade precisa abrir o olho e pensar com a mente e não com a visão da mídia, buscar de todas as formas a transparência dos fatos e começar a resolver aos poucos os problemas que cercam o país. A política não vai se desligar da mídia, pois a base de um candidato político é a mídia. A mídia deveria ajudar as pessoas a fazerem boas escolhas, mas infelizmente muitas vezes o posicionamento dá mídia engana.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



C.E.P.E.S.F
Matérias: História e Geografia
Professores: Wagner e Yuri
Turma: 3 EM

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