sábado, 30 de julho de 2016

GERADORES ELÉTRICOS

GERADORES ELÉTRICOS

Vanessa Paula, Carolayne Lopes
Ester Cavalcante,
Jamile Cruz, Milena Oliveira
Ester Santos, Carlos Vinicius,
Suiane Santos, Isa Gabriela

Resumo

Gerador elétrico é um aparelho que realiza transformações de qualquer tipo de energia em energia elétrica. São utilizados em hospitais, em grandes eventos, no comercio em geral. Este equipamento foi inventado pelo Alemão Werner von Siemens em 1886, esses geradores elétricos possuem dois polos, um negativo- fonte de maior potência elétrica e outro positivo- possui menor potência elétrica.

Palavras-chave: Geradores elétricos – transformador – polos



Introdução

O gerador elétrico é um dispositivo capaz de converter energia mecânica, solar, química ou qualquer outra, em energia elétrica. Esse equipamento é constituído por dois polos (Positivo e negativo), quando ligamos os terminais de um circuito nos polos do gerador teremos uma corrente elétrica. Polo negativo corresponde ao terminal de menor capacidade elétrica. Polo positivo corresponde ao terminal de maior capacidade elétrica. O gerador tem como ofício levar as cargas elétricas negativas a um certo lugar em que essas cargas nunca chegariam naturalmente (para o polo negativo da bateria). Como por exemplo é o caso da caixa d’água, pois a bomba de sucção leva a água para pontos que ela nunca chegaria naturalmente.


A resistência interna é como se fosse a passagem das cargas pelo gerador, por isso é dado esse nome de “resistência interna (r) do gerador “.
Quando um gerador está ligado num circuito, essas cargas elétricas atravessam e deslocam-se para o polo onde chegarão com a maior energia elétrica do que possuíam no polo de entrada.
Isso acontece durante a travessia, as cargas entram em colisão com as partículas existentes no gerador, com isso ele perde parte da energia sob a forma de calor, por efeito Joule.

Quando um condutor se aquece ao ser percorrido com energia elétrica, ocorre uma transformação de energia elétrica em energia térmica. Este fenômeno é conhecido como Efeito Joule, em homenagem ao Físico Britânico James Prescott Joule (1818-1889). Devido ao encontro de elétrons da corrente elétrica com as partículas do condutor ocorre esse fenômeno. Os elétrons se colidem com os átomos do condutor parte da energia de movimento (energia cinética) do elétron é movida para o átomo, elevando seu estado de agitação, decorrente a sua temperatura. Assim a energia elétrica transforma-se em energia térmica, ou seja, em calor. 
 Os geradores servem para alimentar os circuitos elétricos várias coisas ao nosso redor necessitam de um gerador, as vezes nós mesmos não notamos isso. Temos o exemplo da calculadora, o despertador, o celular tendo o gerador (bateria) o controle remoto, as lanternas de bolso necessitam de um gerador (pilha) e etc.   
Todos nós já formos pegos de surpresa com as quedas de energia? Acabamos perdendo dinheiro, alimentos e até mesmo o nosso conforto.
Confira alguns exemplos da sua utilização: os geradores elétricos têm a função de substituir a energia e também podem ser utilizados em várias situações.


Foto de um Gerador de energia elétrica a dísel
Comércios e industrias: em geral vários comerciantes e industrias utilizam os geradores para diversas situações, como por exemplo nos freezers, geladeiras e etc. 
Clinicas: em clinicas de estéticas os geradores elétricos são utilizados para os secadores de cabelo, esterilizantes e em consultórios odontológicos para as cadeiras e equipamentos elétricos.  
 Automóveis: nos automóveis o motor levar eletricidade para as baterias com rapidez, todas as aparelhagens elétricas do carro são alimentadas por um gerador químico que pode ser recarregado por meio de um carregador de baterias ou durante o funcionamento do veículo.   Casas: em algumas casas os geradores podem ser utilizados no ar condicionado, geladeira, televisão, luzes entre outros.  


foto do Inventor do Gerador Elétrico

Ernst  Werner Von Siemens nascido em 13 de dezembro de 1816 , Alemão e inventor e industrial e responsável por diversas invenções como o gerador elétrico e o dínamo elétrico de corrente alternada e ele também foi o construtor das primeiras linhas de telégrafos da Europa e um dos fundadores de conglomerado Siemens AG . Ele fez alguns estudos teóricos e práticos nas áreas da eletricidade e do magnetismo e participou na elaboração de normas e unidades elétricas  Ele criou um dos primeiros processos comerciais de Galvanoplastia.
 Na década de 1842 e em 1847 ele fundou a sua empresa chamada  Siemens&Haskske que se dedicava no desenvolvimento de sistemas de telégrafos elétricos . Werner fez muito pela ciência e pela tecnologia alemãs Desenvolveu também muitos esforços com o cientista Herman Von Helmholtz que assim se prolongaram por vários anos para a criação do TR. E em 1887 o instituto foi criado com uma seção cientifica e uma técnica passou a ser o primeiro laboratório nacional de física do planeta . E o seu presidente foi Helmholtz. Na década de 1888 e assim foi até a sua morte em 1894.

Existem diversos tipos de geradores elétricos, que são caracterizados pela forma como eles produzem energia.
Como já falamos, alguns estabelecimentos costumam utilizar os geradores por eles serem mais econômicos.
 Abaixo estão os quatros principais geradores de energia mais utilizados no mercado: 
Geradores luminosos
São sistemas construídos para transformar a energia luminosa em energia elétrica, podem ser vistos em placas solares feitas de um composto de silício que converte a energia luminosa do sol em energia elétrica.
Geradores mecânicos
São bem comuns, mas também tem a maior capacidade de transformação de energia, esses geradores são encontrados em usinas hidroelétricas, termoelétricas e termonucleares.
Geradores químicos
São construídos de forma que é capaz de converter energia química em energia elétrica utilizável. Este tipo de gerador é muito encontrado como baterias e pilhas.
Geradores térmicos
Geradores térmicos capazes de converter energia diretamente através do calor. Ou seja, ele usa o calor como própria forma geração.

 No entanto os geradores elétricos beneficiam em contexto geral, no que se refere a humanidade, com a criação de geradores, foi possível a criação de objetos que hoje é indispensável, como carro e televisão. É notório que os geradores elétricos solucionar problemas de vida a falta de energia, e até mesmo um apagão inesperado. Sua utilidade faz parte do nosso dia-a-dia, e nos traz uma enorme comodidade. Porém com sua grande proporção de energia que é exigida por geradores; em certos países que o índice da falta de água é alto, os geradores já não são tão utilizados.
Com base no que foi estudado, percebe-se que o gerador elétrico funciona convertendo a energia mecânica que fica contida na rotação do eixo do gerador que faz com que a intensidade do campo magnético produzido por um imã permanente que atravessa um conjunto de enrolamentos varie no tempo, o que leva a indução de tensões nos terminais dos mesmos e assim transforma a energia mecânica em energia elétrica. A energia mecânica é utilizada para fazer girar o rotor, que faz uma tensão nos terminais dos enrolamentos e ao serem conectados a cargas levam a circulação de correntes elétricas. Força Eletromotriz é uma propriedade que qualquer gerador pode produzir corrente elétrica em um circuito, sendo que a unidade é o volt. Quando conhecendo a F.e.m de um gerador pode se calcular a energia que o mesmo fornece ao circuito durante a algum tempo. No ano de 1796 a descoberta dessa tal propriedade o físico italiano Alexandre Volta construiu o " gerador elétrico '‘, que pode ser capaz de produzir cargas elétricas continuas em um vasto intervalo de tempo, e assim está construção fez com que os físicos a formularem um novo conceito para uma atual grandeza física, e ao qual ficou conhecida como " Força Eletromotriz ". O nome apesar de não ter sido adequado, ficou mantido até os dias de hoje como tradição, por que naquela época os conhecimentos entre a força e a energia não eram tão profundos. E o que sabiam quanto a eletricidade e os geradores químicos eram insuficiente para criar um nome que fosse mais adequado.

                  Conclusão


Em virtude dos fatos já mencionados, entende-se que os geradores elétricos são de extrema importância para a sociedade, instalações industriais, comércios e etc.olha outro exemplo, você está dentro de um shopping e de repente todas as luzes se apagam, seria um absurdo e sem falar nas horas que você teria que esperar para a luz voltar. Mas graças à tecnologia existem vários tipos de geradores elétricos disponíveis e variados valores ou de acordo a necessidade da empresa casa ou estabelecimento comercial faz-se necessário assim possuir um gerador de energia havendo melhorias, até para os blecautes que acabam queimando vários aparelhos eletrônicos entre outros, portanto é preciso investir em um gerador elétrico para se prevenir ou ter possíveis prejuízos.


Referencias:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Werner_von_Siemens
http://www.infoescola.com/fisica/geradores-eletricos/
http://www.superinfra.com.br/importanciadosgeradores.html
http://www.sabereletrica.com.br/geradores-eletricos
http://scaligerador.blogspot.com.br/2011/01/importancia-de-gerador-de-energia.html?m=1
http://www.emporiodasmaquinas.com.br/blog/como-funciona-um-gerador-de-energia/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gerador_el%C3%A9trico
http://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/1438.htm
http://www.portaleducacao.com.br/informatica/artigos/55446/gerador-eletrico-o-que-e-e-pra-que-serve#ixzz4EaqdX9Sk
http://www.efeitojoule.com/2008/04/efeito-joule.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário