sexta-feira, 15 de julho de 2016

A CIDADE DE MONTEVIDÉU


Janilda Lima da Conceição
Bruno Oliveira Santana Monteiro
Ester Guimarães dos Santos
Felipe do Nascimento de Souza
Graziele do Nascimento da Conceição
Carlomagno Miranda da Silva


Esse artigo foi escrito com o objetivo de passar informações da cidade de Montevidéu, informações essas; aspectos geográficos e históricos da cidade de Montevidéu, com fins acadêmicos nas disciplinas de História e Geografia.


Montevidéu,fundada em 1724, localizada no sul de seu país,é capital e a maior cidade do Uruguai,país banhado pelo Oceano Atlântico localizado na América do Sul e tendo suas fronteiras com o Brasil (ao norte) e Argentina (à oeste).A população atual de Montevidéu é estimada em 1,42 milhão de habitantes e é a cidade latino-americana com maior qualidade de vida e se encontra entre as 30 cidades mais seguras do mundo,os gentílicos são chamados de montevideanos.


 A maioria da população negra uruguaia vive na capital,afinal 95% da população uruguaia é descendente europeia e apenas 5% afrodescendente.A densidade demográfica(habitantes por km²) da capital uruguaia é estimada em 2.704.Sua administração é dividida em 60 bairros tendo seus pontos turísticos e culturais,sendo eles: o Palácio Legislativo que é a sede da Câmara dos Deputados e do Senado do Uruguai,a Igreja Matriz,a principal igreja católica de Montevidéu ,o Teatro Municipal nomeado Teatro Sólis,o Mercado do Porto destinado à alimetação,a Cidade Velha que é a parte mais antiga da cidade,o Palácio Salvo,o Forte de São Miguel,a Praia Pocitos e a Praia Carrasco.


O seu principal rio é o Rio de La Plata que faz a divisão entre Uruguai e Argentina.
Montevidéu possui um clima subtropical úmido,caracterizado por invernos não muito frios e verões quentes,os invernos costumam ser chuvosos,ventosos e nublados,já o  verões costumam ser  quentes e chuvosos com ventos moderados soprando do mar causando um leve resfriamento na cidade.As temperaturas variam entre 7°C  e 15°C no mês mais frio,Julho,e valores que oscilam entre 18°C e 28°C no mês mais quente,Janeiro.Possuindo um Índice pluviométrico anual de 1.400 mm,a pluviosidade é bem distribuida em cada mês do ano com picos em Fevereiro,Março e Outubro,junto  com quedas em Montevidéu de mais de 900 mm de chuva por ano.Não há uma estação seca,pois Montevidéu tem 77 dias de chuva por ano em todos os meses do ano,tendo 2.481 horas de sol por ano.


As principais atividades econômicas de Motevidéu são as finanças, serviços, indústrias,turismo e comércio,a taxa de desemprego da cidade é de 6,5%,podendo ser considerada média. O setor industrial da cidade é presente com a produção de derivados de lã,carne e couro para circulação entre o país e exportação.


Montevideo é além de capital a maior cidade do Uruguai, a vegetação dessa grande cidade são paisagens naturais dos campos, são ricas em  gramíneas, enquanto as florestas em forma de matas ciliares, cobrem uma parte pequena da área total.
As suas principais espécies arbóreas são o umbuzeiro, o amieiro, a piteira, o choupo, a acácia e o eucalipto.


No Uruguai tem o principal rio q tem o msm nome do país esse rio e responsável para comadar a principal rede hidrografica do lugar. O Rio Negro também é muito importante por seus recursos hídricos, até deixar suas águas no rio Uruguai e se  transforma no famoso Rio da  Prata.


                                     História

Neste texto iremos fazer comentários e contar um pouco sobre uma antiga cidade, localizada na Argentina com o nome de Montevidéu, com origem de povoados indígenas e de imigrantes espanhóis em torno de um pequeno forte, no ano de 1724. Seu crescimento estimulado pela liberdade de comerciar com cidades espanholas em 1778, a cidade em si se firmou na comercialização de produtos pecuários, além de trocas comerciais em Buenos Aires. Falaremos também sobre a conquista de Napoleão e a prisão do rei espanhol, ao qual a junta do governo declarou “independência do vice-reinado do rio da Prata”. O processo de independência e disputas entre as cidades resultou na retomada de Montevidéu em 1814.


Foi conquistada a cidade de Montevidéu e tornou-se capital da província do Reino Unido de Portugal, Brasil, e Algarve. Sob o reinado de D. Pedro I, chegou a ser titulada de “Imperial Cidade” em 1825. Consequências da Guerra da Cisplatina com o apoio Argentino, a independência foi conquistada, tornando Montevidéu a capital do novo país Uruguai. A “Honorable Asamblea Constituyente y Legislativa ” (Honorável Assembléia Constituinte e Legislativa), desenvolveram e expandiram a cidade, datadas em 1746, o que restou à Plaza Independência, a “Puerta de la Ciudadela”, num bairro histórico. Disputas politicas internas se agravaram após a independência nos anos de 1843 e 1851, na Guerra Grande. 
A partir do século XIX, houve crescimento populacional e industrial e grande urbanização.


Início do século XX, já se via o crescimento de economia.
Batalha do uruguai foi um confliito que ocorreu no Uruguai em uma época que ele estava passando por um momento difícil em sua política, foi então que o general uruguaio Venancio flores, resolveu voltar para sua patria, para então enfrentar o partido colorado que para quem não sabe é um partido político uruguaio que sua política tem uma posição em algum centro-esquerda menos socialista, vale lembrar que nessa época quem governava o era o então presidente Bernado Berro.
À principal causa mais óbvia é a desavença entre os habitantes que ali moravam, pois sofriam muito com invasão de suas propriedades e furto dos gados dos estrangeiros.
                   
Gravura de Debret mostrando o embarque, na Praia Grande, das tropas que participaram do sítio de Montevidéu, em 1816.
No final de tudo isso ou exatamente no dia 2 de fevereiro de 1865 as tropas decretaram estado de sítio em Montevidéu e pressionaram o presidente Aguirre a renunciar, logo depois Venancio flores assumiu o governo provisório no Uruguai e anulou todos os atos de Aguirre ao brasil, quase uma semana depois o mesmo e assinou um convenção de paz e devolveram as terras uruguaias invadidas pelos brasileiros, aos seus antigos donos.

Fontes Bibliográficas:       

https://www.google.com.br/maps/place/Montevid%C3%A9u,+Uruguai/data=!4m2!3m1!1s0x959f80ffc63bf7d3:0x6b321b2e355bec99?sa=X&ved=0ahUKEwiRzO2nr_bNAhXJW5AKHSosAcMQ8gEIKDAA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Montevid%C3%A9u

http://www.suapesquisa.com/cidadesdomundo/montevideu.htm


Turma: 3° EM
Professores: Wagner Teles e Yuri Oliveira

Disciplinas: História e Geografia

Um comentário:

  1. -Em nenhum momento o texto trata da batalha do Prata, que era o assunto de vocês.

    ResponderExcluir