quarta-feira, 2 de março de 2016

FRIZZ CONDUTORES DE ENERGIA


Parece uma missão impossível abaixar os fiozinhos arrepiados, o frizz é um dos vilões capilares mais temidos das mulheres. Por mais que as armas para combatê-lo sejam muitas, às vezes eles insistem em aparecer e não há uma mulher que já não tenha passado pela experiência de passar o dia com os fios arrepiados.
Mas você sabia que o cabelo também pode conduzir energia? O efeito é conhecido e se parece com o frizz mas, na verdade, não passa de pura física: os cabelos ficam arrepiados e não há finalizador que dê jeito. O responsável por este acontecimento é a eletricidade estática.
Esse fenômeno acontece quando ocorre um desequilíbrio eletrônico dos íons do cabelo, deixando-os em pé, o que gera ressecamento e um tipo diferente de frizz. Os motivos para os cabelos ficarem eletrizados são variados, desde o contato excessivo com televisores e computadores ao uso pentes e escovas de metal, mas seu aparecimento depende de fatores como ambiente e produtos usados.
De acordo com o químico industrial William Cesário explica que esse fenômeno acontece porque tudo no universo tem resistência, seja ela elétrica, térmica ou de moldagem, o que inclui também o nosso corpo: "a nossa pele e os cabelos são feitos de materiais diferentes, e por isso tem 'condutividades' diferentes. Assim, é possível 'carregar' o cabelo, pois ele possui átomos que podem 'roubar' elétrons de outros", explicou. Esse fenômeno vai além do famoso efeito espigado dos fios, e pode acontecer com objetos do cotidiano, como nos pequenos "choques" causados pela fricção de materiais. Por exemplo: o pente, depois de usados nos fios, pode "grudar" em tecidos por ter se polarizado com a carga das madeixas.
O frizz pode aparecer por diversos motivos: excesso de secador e chapinha, falta de hidratação e até o clima podem contribuir para deixar os fios estáticos. Isso ocorre quando a agressão externa abre as cutículas da fibra capilar e comprometem a estrutura do fio. Para evitar o frizz, é preciso manter o cabelo hidratado, pois a fibra capilar funciona como uma esponja. Se ela está ressecada, acaba tentando absorver a umidade do ambiente e o resultado são os famosos fios arrepiados. Pentes de madeira que não produzem eletricidade estática e evitam que os fios fiquem em pé, ao contrário de escovas de metal e plástico. Tenha à mão leave-ins adequados para seu tipo de cabelo: mais leves para os finos ou modeladores para os cacheados. Abuse dos leites de pentear para ajeitar as madeixas ao longo do dia. Reparadores de ponta também podem ser usados no comprimento, mas com cuidado, pois o excesso pode deixar os fios opacos e sem vida. É importante fazer reposições de massa para deixar o cabelo saudável: é importante investir em tratamentos repositores como o de nanoqueratinização, que conseguem melhorar as cutículas em até 80% na primeira aplicação. É claro que ainda não inventaram remédios ou uma máquina desfrisante, mas com cuidados diários nos nossos cabelos podemos reduzir o temido frizz.
Entrevistamos três cabeleireiras e elas nos disseram o que sabem sobre frizz e os seus tratamentos.  

  1.  CAMILA CABELEREIRA O que é frizz? O frizz é causado pelas cargas positivas e negativas do corpo humano. Produtos anti-frizz e como reagem. Hidratações, anti-frizz, reparador de pontas. É uma questão de marketing, depende da fibra capilar de cada pessoa.
  2.  Salão GOLD HAIR O que é frizz? É um cabelo que não tem a força da melanina, cabelos sem massa capilar, que não consegue encorpar. Produtos anti-frizz e como reagem. Óleo de argan – Vitamina para cabelos que passam por processos químicos ou produtos que comprometeram a fibra do cabelo. É um tratamento para reconstruir e nutrir o cabelo que está sem água. Tem também o leave-ins e a plástica dos fios.  
  3.  REJANE CABELEREIRA O que é frizz? É o cabelo quebradiço. Produtos anti-frizz e como reagem. Reparador de pontas – da brilho e abaixa o frizz Desfrisante (leave-ins)- é hidratante intensivo e restaurador, reduzindo a porosidade e melhorando a resistência. Tem vitamina E e D-pantenol, é nutritivo, revitalizante, tornando os cabelos mais saudáveis, sedosos e luminosos.

Pentes de madeira VS Frizz



 


Para alegria da mulherada a maior das vantagens dos pentes de madeira é que eles controlam a eletricidade dos fios, ou seja, o famoso frizz que aparece muito quando usamos pentes de plástico. Por esta razão se você puder optar, use sempre os pentes de madeira porque a madeira é um material isolante e dessa forma desembaraça os cabelos sem eletrizar, deixando-os mais assentados.
Existem no mercado diversos tipos de pentes de madeira, já que cabelos lisos e finos precisam de pentes largos, os grossos e com volume precisam de pentes fortes para desembaraçar direito os fios. Os cabelos afros são muito sensíveis e o pente ideal é o pente garfo que é ótimo e não danifica os fios do cabelo crespo.


  • Referencias Bibliográficas
http://naturalmentebonita.com.br/tag/pente-anti-frizz/
  •   http://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/guia-do-cabelo-sem-frizz-aprenda-a-evitar-os-fios-arrepiados_a634/1                                                                                                                   
Trabalho pedido pelo Professor Samuel Nunes, Disciplina Física.
Componentes:
  1. Vanessa Paula 
  2. Jamille Cruz
  3. Carolayne Batista
  4. Any Stefani
  5. Ester dos Santos
  6. Adriani Silva
  7. Ester Cavalcante
  8. Bruna Barbosa
  9. Isa Gabriella
  10. Suiane Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário