quarta-feira, 2 de março de 2016

CHOQUE ELÉTRICO


FÍSICA: CHOQUE ELÉTRICO


      Quando se fala em “choque elétrico” logo pensamos em uma pessoa sendo eletrocutado, mas não é bem assim. O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, o choque elétrico acontece pois o corpo humano é um bom condutor de carga elétrica pela quantidade de água no organismo, e quando o corpo humano sofre uma descarga elétrica, os íons contidos na água são capazes de fazer a eletricidade fluir. Quanto maior a intensidade da corrente elétrica que passa pelo corpo humano, mais ele conduz e mais riscos podem ser causados.

Hoje o choque elétrico ajuda a tratar doenças, através dele foi desenvolvido eletroterapia (terapia que consiste na utilização da eletricidade como forma de tratamento de certas doenças.) que se aplica a uma variedade de tratamentos, abrangendo o uso de:

Aparelhos elétricos: Estimulador muscular, desfibrilador, etc.

Corrente direta: A cardioversão, por exemplo

Aplicações de campo eletromagnético: Como terapias de microondas e ondas curtas para aquecimento.

Mario Leite, responsável pelo Laboratório Elétrico e Óptico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) afirma:

“A eletricidade pode ser pensada como um remédio. Ao tomar a dose correta, você terá benefícios, o contrário pode provocar problemas e até ser fatal. Um choque elétrico na tomada de casa, que demore alguns segundos, pode provocar uma parada cardíaca e, se não houver ajuda, a pessoa pode morrer.”

TIPOS DE CHOQUE ELETRICO

Choque Estático
Choque Dinâmico
Descargas Atmosféricas ou raios

EFEITOS

Os efeitos do choque variam conforme a freqüência, a intensidade, a duração da passagem pelo corpo, das condições em que se encontra a vítima e da tensão.
O blog 'AES BRASIL' explica essa "tensão"

Tensão de toque: é a tensão elétrica existente entre os membros superiores e inferiores de um indivíduo, quando o mesmo toca em equipamento com defeito na isolação ou na parte nua de um condutor energizado.

Tensão de passo: é a tensão elétrica entre os dois pés de um indivíduo quando o mesmo está no solo próximo de um local com vazamento de corrente elétrica para a terra, provocado por queda de condutores energizados no solo, ou descargas atmosféricas em corpos aterrados.

Quadro de consequências causadas pelo choque:
1. Corrente de 1 mA: apenas perceptível;
2. Corrente de 10 mA: “agarra” a mão;
3. Corrente de 16mA: máxima tolerável;
4. Corrente de 20mA: parada respiratória;
5. Corrente de 100 mA: ataque cardíaco;
6. Corrente de 2A: parada cardíaca;
7. Corrente de 3A: morte

Pensando nisso nada melhor do que umas dicas para a prevenção desses choques, no blog ‘DA ROZ eletricidade’ encontramos essas e muito outras:
É importante fazer a manutenção da rede elétrica da sua casa a cada 10 anos, no máximo.

Quando tomadas ou interruptores estiverem com partes derretidas devem ser substituídos.

É importante não estar com o corpo molhado ao trocar a temperatura do seu chuveiro, e é bom usar chinelo de borracha. O chinelo não é tão eficaz na prevenção de choques intensos, alerta o químico Luiz Fernando Pereira, mas é um cuidado a mais.

Evitar ligar muitos aparelhos elétricos em uma mesma tomada ou a utilização de extensores ou “gambiarras”

Oriente as crianças a soltarem pipas em locais afastados da rede elétrica e se a pipa encostar nos fios elétricos, não tentar recuperá-la de forma alguma.

Não faça consertos nas instalações elétricas se não entender bem do assunto. Chame um profissional da área.

O vídeo a seguir mostra como socorrer uma vítima de um choque elétrico, mas, antes dele, uma curiosidade, já se perguntou o motivo dos pássaros não receberem o choque ao tocar nos fios elétricos desencapados? Isso se deve ao fato da distância entre as patas serem muito curtas, não é o suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP), então eles encostam somente na parte desencapada do fio, caso contrário (ele estivesse com uma pata na parte desencapada e a outra no fio encapado) ele receberia a descarga elétrica. Com nós, seres humanos, também é assim, desde que estejamos como os pássaros, sem encostar em nada além do fio desencapado.
                                                                                   


Professor responsável: Samuel Nunes Santana 
Alunos: Carlos Vinicius, Clarisse Trindade, Iasmim Roberta, Judson Santana, Laissa Jucele, Nayara Regina, Simoni Carol, Wilizane Amorim.









Um comentário: