segunda-feira, 1 de agosto de 2016



Janilda Lima da Conceição
Ester Guimarães dos Santos
Graziele do Nascimento da Conceição
Felipe do Nascimento de Souza
Adriani da Silva Ferreira
Any Stefane Soares dos Santos
Bruno Oliveira Santana Monteiro
Carlomagno Miranda da Silva


Resumo: O artigo a seguir tem por objetivo explicar a utilização dos comandos elétricos, e a maior parte do que o envolve, como: o que é, para que serve e como o magnetismo é aplicado.


Introdução: Quando vemos as maquinas de uma grande indústria ou ate mesmo de um computador, achamos que são apenas peças e mais nada faz com que ele funcione. Por um lado sim, são peças, mas o que essas peças fazem? Como funcionam? Qual a importância? Que nome se dá ao funcionamento de cada uma? São chamados “Comandos Elétricos”. Mas o que é comando elétrico? O que nele há? É importante? Em quê? Em si, comando elétrico é um circuito de força, onde é possível achar as cargas, circuito de comando, encontrar o acionamento de dispositivos de manobra e proteção. O comando elétrico também envolve o magnetismo por conter uma chave e/ou contador magnético que serve para ligar e desligar o circuito do motor. 


Como já vimos, os comandos elétricos são utilizados para desligar, ligar, manipular e até controlar outras máquinas, por exemplo: qual a importância de uma maquina controlar outras? Onde ela mais se destaca? Ela é importante por facilitar o trabalho garantindo a segurança nas indústrias, pela demanda ser maior com relação a máquinas de médio e grande porte. Quando o assunto é eletricidade de potência, o setor industrial é o que mais se destaca, porque  representa grande parte de transformação de energia.


O acionamento de motores e maquinas de médio e grande porte é hoje uma das mais importantes aplicações da elétrica de potencia. Pra isso são utilizados comandos elétricos permitindo ao maquinário trabalhar de forma segura de acordo com o planejamento do projeto. O setor industrial tem a maior demanda nesta área, por necessidade de reduzir custos e tempo nas linhas de produção.


Em sua maioria, profissionais da área elétrica trabalham na indústria. E é dentro dela que está o comando elétrico, que é usado para controlar acionamentos de máquinas e equipamentos. Os comandos elétricos são compostos por: contatores, botões temporizadores, relés térmicos e fusíveis. Nas oficinas e indústrias a maior parte das máquinas é ligada através de motores elétricos, ou seja, é necessário o comando elétrico. 


Para as máquinas de grande porte, mais complexas, de maior potência, é mais utilizado o comando automático. O âmbito de comandos elétricos formula táticas e meios com a finalidade de manipular a demanda de equipamentos e mecanismos que são os elementos finais de potência em um circuito automatizado. Entende-se pela sua manipulação o estabelecimento e condução, ou a interrupção de correntes elétricas em condições normalizadas ou de incidentes de sobrecargas. Seus principais tipos de motores são: motor de indução, motor de corrente contínua, os motores síncronos, o  servomotor e os motores de passo. Os motores de maior aplicação nos setores industriais são os motores de indução trifásicos, ao compará-lo com os motores de corrente contínua de mesma potência, são menores e mais leves, assim diminuindo custos em manutenção e facilitando o seu uso.


Os comandos elétricos envolvem o magnetismo, mas o que o magnetismo tem a ver com comandos elétricos? O magnetismo é a atração de imãs, ou a capacidade de atração entre outros objetos. Vamos falar mais um pouco sobre magnetismo, por exemplo: o que aconteceria se o núcleo da Terra parasse? O planeta ficaria sem aparelhos eletrônicos funcionando, ou seja, a população não sobreviveria, não só quem usa marca-passo, como também, todos nós mais cedo ou mais tarde, já que a radiação solar não seria controlada e não existiria proteção radiativa.


Um bom exemplo é o filme “O núcleo”, que explica detalhadamente um pouco do que seria o caos. Se o núcleo da Terra parar causa do magnetismo logo depois da atmosfera, o campo magnético terrestre enfraquece devido a falta de movimentação dos materiais que estão no interior do núcleo. O campo magnético terrestre depende da movimentação de cargas para existir.

  
No filme “O núcleo”, ocorre tempestades magnéticas e auroras, os equipamentos eletrônicos não funcionam, pessoas com marca-passo morrem e as aves caem devido aos seus cérebros receberem orientações do campo magnético. No filme há uma boa parte real, que citamos até agora, mas há também a ficção da nave capaz de perfurar a crosta terrestre e aguentar chegar ao núcleo, o que cientificamente não é possível. Nenhum material aguentaria a pressão e o calor do centro da Terra, e como no filme a nave é chamada de “Unobitainium”, que vem do inglês: “Unobtainable” e quer dizer: que não é possível obter. Ou seja, não haveria material para a construção de uma. 


Uma chave ou contator magnético nada mais é do que um dispositivo eletromagnético que tem como função de ligar e desligar o circuito do motor, o mesmo é formado basicamente por um eletroímã e um conjunto de chaves que funciona a partir do fluxo magnético do eletroímã quando energizado. Não existe um padrão da quantidade de chaves de um contator, isso varia de acordo com o fim de cada um, as chaves recebem denominações específicas que podem ser chamadas de chaves principais ou chaves auxiliares. Além de termos uma forte carga indutiva nesses motores, suas correntes iniciais podem alcançar valores de centenas e até milhares de amperes, não é tão simples de controlar correntes intensas, por isso é preciso usar interruptores que tenham características especiais como, por exemplo, grande superfície dos contatos.  


Usar um contator não é tão simples, você deve levar em conta a tensão da sua bobina, que vai determinar como ele é acionado e a corrente máxima dos seus contatos, só o que diferencia os contatores dos interruptores comuns é a forma que eles são ligados, porém o uso é exatamente igual.  À conclusão disso tudo é que o contator é um dispositivo que só tem necessidade de ser usado quando se trabalha muito com automação industrial, pois quando se trabalha com correntes que alimentam diversos dispositivos, usamos alguns dispositivos para controlar e o contator pode ser uma ótima opção. Como falamos lá em cima, o contator tem como função de ligar e desligar correntes muito intensas que exigem todo cuidado possível e o contator pode fazer isso de forma simples e segura. Além de ter os recursos especiais que permitem um processo mais rápido e promissor.


CONCLUSÃO: COM TUDO, CONCLUI-SE QUE COMANDOS ELÉTRICOS SÃO MAIS USADOS EM INDÚSTRIAS PARA MANIPULAR MAQUINAS COM SEGURANÇA, PARA MAQUINAS DE MAIOR POTENCIA USA-SE O COMANDO AUTOMÁTICO, EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE MOTORES, OS MAIS SÃO OS MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS. O COMANDO ELÉTRICO TAMBÉM ENVOLVE MAGNETISMO POR SER ELÉTRICO, E SE O NÚCLEO PARAR, ELE TAMBÉM NÃO FUNCIONARÁ.



FONTES BIBLIOGRÁFICAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário